Madagascar: Desmatamento

O desmatamento em Madagascar é causado por 3 atividades: queimadas para agricultura, exploração madeireira e a produção de carvão e lenha para cozinhar.

Queimadas para agricultura
Essa prática, conhecida localmente como “tavy” é uma importante parte da economia e cultura Malagasy. É assim que as florestas tropicais de Madagascar são convertidas em plantações de arroz. Geralmente um ou dois acres de floresta são desmatados, queimados e replantados com arroz. Depois de dois anos de produção o campo é abandonado por 4-6 anos e o processo é repetido. Depois de 2 ou 3 desses ciclos o solo está exaurido de todos os seus nutrientes e a terra é ocupada por heras e vegatação rasteira. Nos morros esse tipo de vegetação não é suficiente para segurar o solo, o que acarreta erosão e desabamentos.

Tavy é o jeito que a maioria das famílias Malagasy encontra pra sobreviver, e pessoas que estão preocupadas com sua subsistência diária não podem se dar ao luxo de pensar nas futuras consequências de suas ações. Na perspectiva dessas pessoas, é melhor garantir um pedaço de floresta antes do seu vizinho. Tavy também possui elementos espirituais e culturais que transcendem o valor nutricional e econômico de uma simples plantação de arroz.

Extração madeireira
Logging for timber é um grande problema nas florestas do leste de Madagascar, especialmente na península Masoala. O altissimo valor da madeira (geralmente ébano e rosewood que podem chegar a valer 2 mil dólares por tonelada no mercado internacional) fazem da exploração madeireira ilegal um sério problema nas áreas protegidas.

Produção de carvão e lenha
As florestas espinhosas de Madagascar vem sendo desmatadas num ritmo alarmante para a produção de lenha e carvão. Vários Malagasy sobrevivem vendendo pequenos pedaços de carvão nas beiras das estradas no sul de Madagascar e geralmente esse carvão é obtido com a destruição da magnífica árvore Alluaudia.

Vista aérea de uma área onde o desmatamento provocou erosão


<< | Index | >>

20 / 27

Tradução de Junia Faria