Mamíferos: Madagascar

Por ser uma ilha, várias espécies tipicamente africanas nunca chegaram em Madagascar, como por exemplo camelos, girafas, antílopes, zebras e macacos. Mas além de lémures e carnívoros, Madagascar também é casa de várias outras espécies de mamíferos.

Tenrecs
Tenrecs são animais estanhos que se alimentam de insetos e que preenchem um nicho ecológico que em outros ecossistemas é ocupado por porcos-espinho, ratos e até ontras. Alguns tipos de tenrec podem ser encontrados em outros lugares na África mas é só em Madagascar que as 30 espécies podem ser vistas.

Roedores
Madagascar tem várias espécies de roedores, e o mais conhecido deles é o Giant jumping rat, que é mais ou menos do tamanho de um coelho. Outras semelhanças com o coelho são as orelhas compridas e pontudas, o pelo curto e os pés grandes, que dão empulso na hora de pular. O Giant jumping rat pode pular até 1m de altura para fugir de predadores como a fossa e a ground boa.

Morcegos
Existem pelo menos 27 espécies de morcegos em Madagascar, inclusive morcegos gigantes que comem frutas, os chamados “raposas voadoras”.

Tenrec listrado em Madagascar


<< | Index | >>

10 / 27

Tradução de Junia Faria