Lémures

Lémures são um grupo de primatas encontrados apenas na ilha de Madagascar. Atualmente existem 60 espécies de lémures espalhados por todos os habitats da ilha. Infelizmente, por causa do desmatamento e da caça, vários tipos de lémures estão ameaçados de extinção. A seguir, algumas das espécies mais conhecidas de lémures:

Aye-aye
O aye-aye é uma das criaturas mais estranhas do mundo. Esse lémure de hábitos noturnos e reservados parece ter sifo feito juntando partes de outros animais. O aye-aye parece um gato com cabeça de fuinha e orelhas de morcego (que se mexem uma de cada vez), dentes como de roedores, que estão sempre crescendo, grandes olhos verdes e mãos pretas com dedos bem magrinhos, parecendo galhos. Parece uma criatura de filme de terror. O aye-aye usa seus dedos magrelos para encontrar larvas escondidas dentro de troncos e frutas. Esse lémure super inteligente dá toquinhos nos troncos das árvores e escuta, procurando saber se a madeira é oca ou se tem algo apetitoso pra comer lá dentro. O aye-aye está em alto risco de extinção por causa da destruição de seu habitat e da caça. Em algumas áreas as pessoas acreditam que os aye-aye trazem má sorte e por isso elas caçam os lémures que encontram.

Indri


O indri é o maior tipo de lémure. Ele é preto e branco e famoso por causa do seu rabo inquieto, que faz um barulho parecido com o chamado das baleias. O indri come frutas e folhas do alto das árvores nas florestas do leste de Madagascar. Hoje em dia essa espécie está ameaçada de extinção por causa da perda de seu habitat.

Verreaux's Sifaka
Verreaux's sifaka mora nas florestas secas do oeste e sul de Madagascar, onde ele come flores, frutas e folhas. Os Sifakas “falam muito” e possuem uma variedade de chamados, mas eles são mais conhecidos como lémures dançarinos, por causa do modo como eles se movem ao atracessar um campo aberto. Eles não andam nas quarto patas mas vão de balanaceando nas duas patas traseiras, com os braços estendidos, como se estivessem dançando.

Lémure de rabo Ring-tailed
Essa é a espécie mais conhecida de lémures. Os Ring-tails vivem nas florestas secas das regiões sul e oeste da ilha, onde eles se alimentam de frutas, flores, folhas e cascas de árvores.

Lémure rato
Os lémure rato são primatas pequenininhos facilmente encontrados em Madagascar. Eles têm hábitos noturnos e se alimentam de insetos, pequenos vertebrados, frutas e flores. Os lémure rato são conhecidos por suas vocalizações (parecem pássaros piando) e atividade frenética. O pygmy mouse lemur (Microcebus myoxinus) talvez seja o menor primata do mundo. Os lémure rato estão sendo estudados no tratamento do mal de Alzheimer.

Lepilemur
Existem sete espécies de lepilemur e nenhuma delas de parece com fuinhas. Durante o dia, eles podem ser encontrados dormindo em buracos nos troncos das árvores. A noite eles são ativos e barulhentos.

Ringtailed lémure.


<< | Index | >>

8 / 27

Tradução de Junia Faria