O povo: Madagascar

Ninguém sabe ao certo quem foram os primeiros a chegar em Madagascar. Alguns antropólogos acreditam que os primeiros habitantes da ilha chegaram há 2 mil anos vindos da Indonésia e que os primeiros africanos só vieram do continente para a ilha muito depois disso.

Outros antropólogos sugerem que o povo de Madagascar descende de uma mistura de africanos e indonésios que aconteceu antes mesmo desses povos chegarem à ilha.

Mas um ponto onde a maioria dos estudiosos concorda é que independentemente de quem chegou primeiro, fato é que a ilha só foi ocupada recentemente (a idade da pedra não aconteceu em Madagascar) e que migrações posteriores trouxeram árabes e indianos que se juntaram à mistura que hoje compõe a população da ilha.

Essa mistura que deu origem aos Malagasy (como são chamados os habitantes de Madagascar) produziu uma cultura que incorpora elementos da Ásia, da África e do Oriente Médio. A influência indonésia na cultura Malagasy é bastante evidente na lingual, que é muito parecida com o dialeto falado em Boréu, uma das ilhas da Indonésia. O arroz é a comida mais tradicional de Madagascar e várias pessoas comem arroz em todas as refeições! A carne também é um prato tradicional, mas caro. O gado de Madagascar veio da Índia, mas reflete a influência africana na cultura, já que amaioria dos indianos não come carne.

A população de Madagascar é de aproximadamente 10 milhões de habitantes e a aparência das pesosas, assim como suas tradições e hábitos religiosos, variam muito de uma região para a outra. Assim como acontece no Brasil, apesar das diversidades regionais, o povo Malagasy é unido por uma só língua.

Madagascar tem uma grande riqueza cultural. Existem mais de 20 grupos étnicos, desde os Merina que descendem dos indonésios e vivam nas montanhas, até os Sakalava que vieram da África e vivem na costa oeste e os Antaimoro, que vivem no outro lado da ilha e são descendentes de povos árabes.

Em Madagascar os ancestrais são parte do presente e não só do passado; em várias regiões a tradição e os costumes são colocados acima da lei e religiões do ocidente se misturam com magia.

Um pai Bara com sua filha perto de Isalo, em Madagascar.


<< | Index | >>

4 / 27

Tradução de Junia Faria